05/05/10 - seminário
PLATÃO
Viveu no século de ouro de Atenas, no apogeu do desenvolvimento econômico, político e filosófico. O apogeu da democracia que propiciou tal desenvolvimento. Péricles teve grande participação popular democrática. Atenas enriqueceu durante as guerras médicas (contra os persas) sendo líder da Liga de Delfos.
A democracia ateniense era o “governo do povo, pelo povo e para o povo”.
Já existia a necessidade da oratória (por causa da democracia), a retórica passou a ser objeto de estudos.
Dois fatos marcaram a vida de Platão: o encontro com Sócrates e a condenação de Sócrates. Platão era de origem Aristocrática, vivenciou a bagunça democrática de Atenas e se desiludiu com a democracia.
A situação de ser discípulo de Sócrates ornou-se complicada em Atenas, então ele viaja. Fez amizade com o Dion, que é cunhado de Dionísio. Dion começa a cogitar a aplicação das idéias de Platão. Platão acaba sendo vendido como escravo.
O tema central da obra é a justiça, o que é e o que não é justo. Construindo um conhecimento. São idéias de uma sociedade harmônica que serve de modelo p/ idéias Marxistas e de outros pensadores.
LIVRO I - Sócrates é o principal personagem, trocam opiniões e por diálogos tentam chegar ao conceito de justiça. A dialética está sempre presente na obra.
A Justiça para Platão: há uma quebra de paradigmas, você tem uma busca pela razão, mas com reposta em Deus. Busca uma máxima, calcada na ética. Platão concerne o Estado como uma forma mais completa para se entender o que é justiça. Justiça como sinônimo de Estado.
Existem três classes: camponeses e artesãos; guerreiros; governantes (filósofos). Cada um tem uma função social quando se divide a sociedade.
A sabedoria está na medida do controle do emocional. Quando a sabedoria governa eu incorro na harmonia e é aí que a justiça é atingida.
SÓCRATES
Método socrático
1) Ironia DOXA ----------------------------EPISTEME


opinião ciência
![]() |
conhecimento
![]() |
sensível
A técnica tenta envolver o leitor no diálogo (algumas faculdades Norte-americanas aplicam a metodologia socrática no ensino), para que o estudante possa chegar ao conhecimento. Ate hoje esse método é pesquisado pela pedagogia.
2) Maiêutica: maieu em grego significa nascer “dar a luz”. Usou essa palavra p/ dizer que a luz é a idéia e só se chega a idéia verdadeira após algum esforço. Todos ao nascer fazem algum esforço, aprender é fazer esforço.
O transito da informação se dá pelo esforço não do mestre, mas do discípulo. O discípulo deve chegar ao conhecimento verdadeiro. O verdadeiro conhecimento começa quando o indivíduo que nada sabe. Sócrates diz que não conhece ninguém que saiba o que é justiça segundo seus preceitos, seus requisitos.
Requisitos:
1) Universalidade: ele investiga o que é justiça, o que é verdade, o que é amizade. Sócrates deixou seus diálogos em ironia. A compreensão só pode se dar pelo leitor, pelo exercício da razão, o resultado para estar correto deve ser o mesmo (universal). Quem constrói uma concepção universal de justiça foi o jusnaturalismo. Sócrates não é um jusnaturalista, ele pára na fase da ironia.
2) Necessidade: são leis necessárias, o conceito não pode variar conforme a ocasião. Necessidade no sentido da matemática, são fixas (as leis da geometria são necessárias) obedece a um princípio epistêmico (racional). Aí decorre que o Estado deveria ser governado pelos reis filósofos, pois para se fazer boas leis tem que se ter conhecimento científico.
Formas de governo:
Foi teorizado pela 1.ª vez na República de Platão.
Aristocrática -------------------------- Oligarquia
Monarquia ------------------------------ Tirania
Democracia------------------------------- Anarquia
Platão diz que o homem conhece através da forma, pois a essência das coisas está na forma. No mundo das idéias existe uma forma de cada coisa, você conhece aquilo que você vê nas formas. O conhecimento das formas é o conhecimento verdadeiro. Os gregos conseguem teorizar sobre a política, observam o regime dos outros povos e fazem comparações. Platão diz que pela geometria que treinamos nosso intelecto, esta é a porta de entrada para o conhecimento.
Sócrates e Platão dizem que os sofistas enganavam as pessoas, os criticavam eles por cobrarem por ensinar. Os melhores professores de retórica eram os sofistas. O maior de todos os sofistas era Górgias, era conhecido em todo mundo grego. Pitágoras tbem.
AULA 19/03/10 SEMINARIO ARISTÓTELES
Contexto histórico: final do período clássico. Ele é contemporâneo de Platão, mas vivenciou fatos que Platão não.
Não está mais no momento do auge da democracia, ocorre a invasão da Grécia pela Macedônia. Demóstenes importante imperador que fica famoso pelos discursos que proferia contra a Macedônia e tenta fazer uma liga entre as Cidades-Estados.
Ocorre a dominação macedônica por Felipe II, período de “pacificação entra as cidades-estados, pois tinham em comum a intenção do combate ao império persa. Com a ascensão de Alexandre o Grande ocorre a expansão territorial; circulação de riquezas asiáticas; fundação de portos e cidades. No plano interno da sociedade grega a mudança mais importante foi a perda da autonomia política das cidades-estados, que futuramente passaram a ser substituídas pela monarquia helenística. Houve tbem novas concepções religiosas, mudou a maneira de cultuar os Deuses.
Ceticismo, estoicismo e epicurismo.
Os cultos públicos são substituídos por cultos privados.
Pensamento e Obra: tem uma sistematização rígida e traz prestígio para a sua obra. Escolástica: segue a linha de Aristóteles. Faz uma progressão das idéias (lê todos os filósofos que o antecedem e constrói o seu próprio). Ele começa com a história da filosofia( pré-socráticos). Aristóteles tenta unir filosofia e senso comum, muitas vezes o seu trabalho se manifesta em poemas e apresentações. O pensamento aristotélico é o pensamento do ser. Obras: Ética à Nicomaco (filho de Aristóteles); A política-composta por 8 livros que tratam do Estado, política e tem como objeto a felicidade humana.
O tema do livro Ética à Nicomaco é a justiça, fala de virtude. Que meio termo é a justiça? Primeiro começa a dizer o que é injustiça. Um homem injusto é sem lei, ganancioso e ímprobo. Justiça é uma virtude em relação ao outro. Justiça x Temperança.
Justiça: é uma forma de distribuição. Desigualdades voluntárias: compra, venda, locações. Desigualdades involuntárias: crimes.
Retribuição: como recupera a justiça? A justiça é sempre um desequilíbrio, a busca pelo meio termo. Redistribuição proporcional-o meio termo da justiça é a quantidade. Critério racional.
Justiça política: parte natural- as pessoas já entendem
parte legal – só é válida se está escrita
Para algo ser justiça política tem que ser um ato voluntário.
Escritos de Aristóteles: observação fiel na natureza ao contrário de Platão; rigor do método; unidade do conjunto.
Moral: todo homem tende a uma realização racional da sua existência. O homem é treinado p/ agir racionalmente.
Lógica: lógica formal-regras para se pensar. Teoria das proposições com simplificação da linguagem, verdadeiro ou falso.
Silogismo: aparelho lógico perfeito.
Metafísica: a ciência do ser como ser, ou dos princípios e das causas do ser e dos seus atributos essenciais. Analisa o ser em si, a essência do ser. Todo homem tem o desejo de saber, da sabedoria (conhecer o princípio do ser). Tal conhecimento é objeto é objeto da metafísica. Ser por acidente não é uma característica necessária p/ a existência do ser. Ser em si.
A política: tratam de temas diversos, Aristóteles se aproxima do conceito moderno de ciência política. Escreve os regimes, como eles funcionam. Acredita que a política deve buscar a felicidade e o bem comum. Há varias formas de governo porque há varias formas de sociedade
Existem três poderes:
- deliberativo: o verdadeiro soberano do Estado. Decide sobre guerras
- Executivo: magistratura, negócios
- Judiciário: julgam contas, multas, contratos, crimes. A escolha dos juízes é entre todos e para todas as matérias.
O melhor governo nem sempre é igual para todos os povos. A monarquia é um dos melhores governos, que tem a sua frete vários homens virtuosos.
As leis costumeiras são mais importantes que as leis escritas.
0 comentários:
Postar um comentário