RSS
email

Filosofia do Direito - Divisões da Filosofia e Contexto Histórico da civilização grega

Divisões Tradicionais:
a) Lógica - Organom (Aristóteles)
b)Metafísica - questões que ultrapassam os limites da física, como as questões que são discutidas por religiões. Sentido da vida, por exemplo. Na hisória do pensamento filosófico, por muito tempo a figura de Deus foi utilizada por vários filósofos, até que Niestchse pregou o ateísmo como "meio" único de filosofar. 
-No século XX o sistema filosófico ateísta veio contrapor o jusnaturalismo.
-A metafisica é uma disciplina da filosofia que vem tratar das questões abstratas, do estudo do ser, ente.
- Os estudos metafísicos de Aristóteles e Heidegger são extremamente complexos, até mesmo outros filósofos têm dificuldade de compreendê-los.

(antigamente os estudantes de direito dos anos 60, grande maioria homens, já tinham permissão de peticionar, tinham maior conhecimento de processos. Isto ocorria porque, nas cidades em que não havia por exemplo uma Justiça do Trabalho particular, a justiça dependia destes estudantes para ajudar no andamento dos processos das pessoas do interior. O conceito de aluno era diferente.)

Outras divisões:
c) Estética - Filosofia que pergunta o que é o Belo. Pergunta que existe desde o período grego, que discute as percepções de beleza, o conceito de tal, a sua mudança no decorrer da história. Mostra como tal conceito é construido históricamente, como o ideal de beleza vem de idéias que são inseridas de forma racional na sociedade. Beleza não só humana, mas em todas as ramificações da arte, literatura, etc.
d) Ética - Tudo que se relaciona com questões de comportamento humano, relacionado à moral.Se divide em Axiologia (estudo dos valores) e outras ramificações.
e) Filosofia Política, Filosofia Histórica.  Nos EUA temos também Filosofia da Mente (será que existe mente, ou não? Seria a mente uma construção da Linguagem? Antigamente se falava em alma, seria a mente apenas uma adaptação moderna? Por que pensamos da maneira como pensamos?) Filosofia do Direito, Filosofia da Ciência, Filosofia da Psicologia, Filosofia do Conhecimento - Teoria do conhecimento (por que o ser humano tem a capacidade de acumular conhecimento?). Basicamente, qualquer ramo do pensamento humano, da nossa cultura, da própria ciência tem sua própria filosofia, já foi pensado de modo filosófico.
- Não se consegue esgotar toda a filosofia em uma única disciplina.
- No curso de Filosofia do Direito há grande conexão com os ramos da Ética e o da Filosofia Política, que também serão abordados.


           A filosofia obviamente não foi a única grande criação dos Gregos. Temos contribuições quanto ao Teatro, Geometria, Política (maioria das palavras utilizadas para se referir a assuntos políticos foram criados pelos próprios gregos para permitir o seu registro), Filosofia.
           A quantidade de palavras gregas que fazem parte do vocabulário de diversas línguas é inimaginável. A lingua Portuguesa tem muitas palavras que advém do grego.

          A Mitologia grega também é extremamente rica. Politeístas, acreditavam em diversos Deuses, famílias deles, que se amavam, traiam, tinham grandes histórias. Vale ressaltar que foi para representar a história dos  Deuses para a sociedade que foram criadas boa parte das peças de teatro gregas. Os Deuses foram concebidos na história grega como semelhantes ao ser humano, e o próprio ser humano é muitas vezes divinizado, em especial na tragédia, que mostra o desafio do ser humano à ordem divina, o que resulta em seu castigo.  O ser humano estaria, para eles, tentando subverter a ordem existente, tentando passar ao lugar dos Deuses, mostrando o eterno confronto entre ambos. Os humanos tem vontade de se tornarem Deuses. A mitologia grega cria um processo de racionalização, trás maturidade, surgem grandes questões em que se racionaliza a cultura e as questoes mitológicas até surgir a filosofia, passando a se discutir, por exemplo, a criação das divindades na semelhança do humano, e não o contrário.


- Mito de Prometeu - explica como o ser humano descobriu o fogo. O prometeu representaria o poder de invenção, o Deus que mostra ao ser humano o fogo, segredo distribuido então a todos os homens. Este Deus, a contar este segredo, é castigado. Os Deuses se vingam de Prometeu. Caixa de Pandora, libera todos os males do mundo. Acorrentado, durante o dia tem seu fígado devorado por criaturas, durante a noite se regenera, para que no dia seguinte fosse devorado novamente. Idéia do Eterno Retorno. Os gregos tinham uma visão de tempo cíclico, onde a história sempre se repete. (esta noção se rompe com o cristianismo, que propõe um tempo teleológico, uma história linear - fora isso, o cristianismo trouxe diversos conceitos que para os gregos e os romanos eram inimagináveis). Enquanto não se quebra a ordem cíclica não se rompem os castigos. Hércules seria o ser humano que teria que passar por 12 "trabalhos" para se provar divino, um destes era libertar Prometeu de seu castigo eterno.

- Literatura Ocidental:
     - Odisséia - escrita por Homero, +- em 1200 a 800 a.C. Um dos escritos mais antigo que se tem da mitologia grega ( até hoje não se sabe se Homero era um homem só ou uma denominação de um grupo de escritores). A Odisséia representa uma longa jornada, uma difícil travessia. Sua história é a volta de Odisseu para seu reino. É basicamente o primeiro livro da literatura ocidental. Terminada a guerra de Tróia, Odisseu promete voltar para a casa para encontrar Penélope, sua mulher que o esperava. Sua viagem demorou +- 30 anos, mas os Deuses tinham o castigado a não retornar, pois Odisseu não havia enterrado seus mortos da guerra, o que era absurdo na época.  A história é a descrição de todas as tentativas dos Deuses de castigar Odisseu e de como ele conseguiu de alguma forma escapar de tal condenação. (há histórias que contam que ele se amarra no mastre no navio para não nadar em direção às sereias, enquanto seus soldados se lançam ao mar e se perdem, há outras histórias que contam de monstros, como o Polifemo, que prende os soldados em uma caverna, comendo um deles por dia. Odisseu faz Polifemo dormir ao tomar vinho, então faz uma lança de madeira e fura os olhos do monstro - parece que eles se cobriam com pelos, aí o monstro acreditava que eram ovelhas, e não homens, e os deixava ir embora...). Ao finalmente retornar para casa,  Odisseu engana os pretendentes de sua antiga esposa, conseguindo retomar seu casamento (os homens poderiam "trair" a sua mulher, mas as mulheres deviam "ser" de um único homem).
- A arma do ser humano contra a ordem divina seria justamente sua criatividade, sua capacidade de invenção.
- Odisseu representa na história da mitologia uma narrativa da dualidade Homem X Deuses.

     - Hilíada - conta a história e explica as gerações dos Deuses, a importância de cada um.

- Freud utiliza a mitologia grega em seus estudos da psicanálise para avaliar o ser humano.



http://sites.google.com/site/filosofiadodireitoufpr/civilizacao-grega---contexto-historico

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário