RSS
email

Filosofia do Direito - Abril

07/04/2010


·         Contexto histórico da civilização grega
1.      Lógica – argumentação (Aristóteles).
2.      Metafísica – estudo do ser (preocupação abstratalista; ser do ente).
3.      Estética – relativo ao “belo”.
4.      Ética – relativa aos valores, à moral (axiologia – estudo dos valores).
5.      Filosofia política – reflexões sobre a política.
6.      Filosofia da História – reflexões sobre a História.
7.      Filosofia da mente – reflexões sobre a mente (consciência).
8.      Filosofia do direito – reflexões sobre o direito.
9.      Filosofia da ciência – reflexões sobre a ciência.
10.  Filosofia da psicologia – reflexões sobre a psicologia.
11.  Filosofia do conhecimento – teoria do conhecimento.

*Bertrand Russel – “Porque não sou cristão”.
*Heidegger – “Estudos sobre a metafísica”.
*Humberto Ecko – “Estudos sobre o belo”.
*Immanuel Kant – “Analítica do belo”.

·         Grécia: os gregos são os inventores da Filosofia, além do Teatro, Geometria, Política, etc.
Antígona (Sófocles): a dicotomia entre direito positivo e direito natural.
Mitologia grega: humanização dos deuses e divinização dos homens no processo de racionalização das coisas.
Mito de Prometeu: explicação sobre a descoberta do fogo pelos homens. A vingança divina ocorre por meio da Caixa de Pandora (caixa de surpresas com todos os males do mundo). Concepção do eterno retorno (o tempo é cíclico). Ruptura do tempo cíclico em decorrência do advento do Cristianismo, pois estabelece o “antes” e o “depois” de Cristo (tempo teleológico; linear). O poder de invenção (racionalidade) humana é o artifício vencedor contra os deuses.

·         Literatura ocidental:
1.      Odisséia (Homero): trata da volta de Odisseu a seu reino.
2.      Ilíada


14/04/2010


*Peça: “Gota d água” de Chico Buarque.
*Filme: “Orfeu da Conceição” de Vinicius de Moraes (poesia).


28/04/2010


·         Mudança de horário:
è 05/05/2010: quatro aulas com o Professor Serbena na sala 200.
è 19/05/2010: quatro aulas com o Professor Serbena na sala 205.

·         Indicação de leitura: artigo escrito pelo Professor Serbena (“O significado jurídico-político da comédia de Aristófanes”) presente no site.


·         FILOSOFIA GREGA: dúvida acerca do início da Filosofia. Para alguns autores, a origem está em Sócrates. Para outros (Nietzsche, Heidegger e Hegel) nos pré-socráticos.

*Ver o filme “O Nome da Rosa”

- Pré-socráticos: existem poucos fragmentos destes, não se sabendo se não escreviam ou se as escrituras deles não chegaram até nós.
Doxografia: citação indireta; levantamento das opiniões que os outros tiveram sobre os autores pré-socráticos.
1.Tales de Mileto (considerado o primeiro pré-socrático): afirmava que na physys = natureza –processo dinâmico – tudo provém da água. Concepção de natureza como um processo extremamente mutável. Água como único elemento capaz de sintetizar todas as qualidades na natureza (sólido, líquido e gasoso). Tudo continha água, misturada em maior ou menor quantidade. É inovadora sua idéia, pois não recorre à Mitologia Grega para explicar suas teorizações – rompimento com o mito. Dá início ao surgimento de diversas escolas filosóficas.
2. Heráclito: afirmava que a mudança da physys se dava pelo fogo, e não pela água como dizia Tales de Mileto. O fogo também consistia em algo emblemático, simbólico, de características mágicas. Fogo como primeiro grande aliado do homem, facilitando a sobrevivência e desenvolvimento do homem. Além disso, o fogo também significava “mudança”, sendo, portanto, o pai da “dialética”. Heráclito negava o princípio da identidade, sendo tudo mutável, pela luta dos contrários.
3. Parmênides (filósofo do “ser”): se opõe a Heráclito ao afirmar que se tudo fosse mutável não seria possível compreender nada na natureza, dado ao absoluto caráter dinâmico da physys. Introduz o “princípio da identidade”.
4. Anaxímenes: afirmava que tudo vinha do ar. Portanto, o princípio fundamental da physys é o ar.
5. Empédoles (teoria dos quatro elementos): physys como conjunto dos quatro elementos (terra, água, ar e fogo). Intencionava conjugar todas as teorias dos outros filósofos.
6. Demócrito (pai do “atomismo”): considerado o primeiro materialista da História da Filosofia. Átomo como uma porção invisível de tão indivisível que é, constitui tudo que há no mundo. Todos os átomos são iguais e indivisíveis.
7. Pitágoras: a verdadeira realidade, inclusive da natureza, pode ser explicada pelos números. Analogia dos números com o mundo (homens como números ímpares, as mulheres como números pares e a sociedade como a conjugação destes).
8. Anaxágoras: diz que tudo vêm do apeiron (princípio/causa). Foi professor de Péricles (consolidou a democracia em Atenas). Dizia que a Lua era constituída da mesma matéria da Terra.
9. Zenão (filósofo da contradição): produtor dos paradoxos nas teorias existentes, não tendo como objetivo criar sua própria teoria.    
Origem no extremo oriente grego (cidade de Mileto).
A identificação dos cidadãos na Antiguidade consistia na adoção do nome da pólis como sobrenome.

*O homossexualismo grego não detinha o caráter pejorativo de atualmente, sendo esta característica provida pela Igreja Cristã.

 *Para os gregos, o ar detinha o significado de “alma/vida/princípio vital = pneuma (do grego)”, pois sem ele não se é possível viver.

- Sócrates: ainda não se sabe se Sócrates escreveu obras, até mesmo em virtude de sua Filosofia basear-se no diálogo, na conversa, assumindo como missão de vida estabelecer conversas filosóficas com os cidadãos gregos.

- Sofistas:
- Platão:
- Aristóteles:



Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário